Silicone industrial: entenda o que é, para que serve e suas principais aplicações

silicone industrial

Muito versátil, o silicone industrial é bastante utilizado em diversos produtos e segmentos do mercado. Com suas características únicas, ele proporciona muitas vantagens para diferentes tipos de aplicações.

Se você quer saber mais sobre o silicone industrial e tudo o que essa matéria-prima pode proporcionar a sua empresa, esse conteúdo foi feito para você. Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Mas afinal, o que é silicone industrial?

Trata-se de um compósito a base de silicone onde são acrescidas cargas minerais e aditivos, também conhecido como silicone técnico composto, que possibilita o desenvolvimento de produtos para os diversos setores existentes na indústria.

Ele é chamado de silicone industrial ou de uso geral justamente por causa de sua flexibilidade no que diz respeito às características e aplicações.

Principais características do silicone industrial

O silicone industrial é muito utilizado em diferentes segmentos, principalmente, por conta das suas características, permitindo diversas aplicações na indústria. Suas propriedades garantem excelente performance durante a utilização do produto. 

De todas as suas características, podemos destacar: 

  • Resistência à propagação de chama: característica importante que permite que o silicone industrial seja usado em locais que possuem risco de incêndio; 
  • Alta resistência térmica: com essa característica os silicones podem ser utilizados em temperaturas extremas, sejam elas altas ou baixas, sem grandes alterações de suas propriedades;
  • Alta resistência química: é obtida combinando-se o silicone com compostos químicos a base de flúor, os “fluorsilicones”. Desta forma, além da já tradicional resistência a extremos de temperatura, também adquire a propriedade de resistência química;
  • Excelentes isolantes elétricos: sim, os silicones industriais são excelentes isolantes elétricos, sendo esta, uma das razões que tornam o produto tão popular no segmento elétrico.

Quais as vantagens do silicone técnico industrial

O silicone composto é um material que serve de base para diversos produtos e soluções. Por isso, é importante que as empresas conheçam as vantagens que o uso do silicone composto pode oferecer, além da sua versatilidade.  Você perceberá que muitas dessas vantagens estão diretamente relacionadas as suas propriedades. Confira: 

  • Grande flexibilidade em temperaturas mais baixas;
  • Possui excelente propriedade isolante;
  • O silicone industrial tem baixo odor; 
  • Pode ser encontrado em grande variedade de cores; 
  • Produto atóxico; 
  • Possui propriedades antiaderentes; 
  • Oferece várias durezas; 
  • Resistente as intempéries; 
  • Oferece excelente resistência aos compostos químicos por conta dos fluorsilicones; 
  • Tem baixa deformação permanente;
  • Resiste as altas temperaturas (que podem chegar a picos de até 290°); 
  • Pode adquirir condutividade elétrica quando aditivado adequadamente com certos tipos de compostos de carbono especiais.

Quais são as suas principais aplicações

As vantajosas características dos silicones industriais permitem, como já citado, que eles sejam utilizados em muitos segmentos. Sendo assim, sua aplicação abrange inúmeras possibilidades, das quais podemos destacar: 

Aplicação em tubulações de circuitos de fluidos como tubos, mangueiras e vedações em geral, com destaque para as juntas usadas em construção civil. Também é muito usado na indústria aeronáutica e automotivas. 

Uso para proteção elétrica: principalmente em isoladores, usados em aplicações eletrotécnicas. Capa de vela de ignição, cabos e conectores para aplicação automotiva, além de equipamentos de escritórios, como cabos de segurança. 

Já nos setores alimentícios, farmacêuticos e biomédicos as aplicações são realizadas utilizando os silicones produzidos seguindo as regras de boas práticas de fabricação do segmento (BPF) com composições específicas para atender os requisitos de segurança para área da saúde. 

Silicone Industrial STC: sua melhor escolha!

Quando você escolhe usar as matérias-primas da STC em seus projetos que levam silicone, eles passam a ter muito mais qualidade e conquistam uma eficiência bem competitiva no mercado.  Além de desenvolvermos o composto de silicone já pronto para uso, fornecemos também aditivos, pigmentos e bases para você formular seu próprio material. 

Onde são utilizadas as soluções da STC?

Nossas soluções, principalmente as voltadas para as indústrias, são indicadas para as aplicações que buscam por características como: alta flexibilidade e resistência, atoxidade e facilidade no processamento. 

Principais aplicações dos silicones compostos STC:

  • Vedações em geral;
  • Artefatos gerais;
  • Peças moldadas.

Entre as opções disponibilizadas para o segmento industrial estão:

Bases de silicone: aplicada por moldagem por compressão simples, transferência e injeção de artigos. Possui baixo custo, excelente estabilidade térmica e dimensional. Sua temperatura de vulcanização fica entre 160ºC e 220ºC. 

Composto de silicone HTV: prontos para uso, esses compostos são utilizados em diversos segmentos. Disponibilizados em variadas cores e formas, atendendo as rigorosas exigências e especificações das nomas técnicas. 

Alinhamos as características dos silicones e seus compostos com as mais modernas técnicas de fabricação e formulação, todas orientadas para aplicações personalizadas. Contamos com laboratório próprio de pesquisa e desenvolvimento, além disso, possuímos uma sólida e longa parceria com a Universidade Federal do ABC, com a qual criamos soluções inovadoras e exclusivas. 

Há 35 anos impulsionando a inovação em silicones

Desde 2003 a STC se destaca no mercado por desenvolver soluções únicas em compostos de silicone, cada uma fabricada de forma personalizada. Todas as nossas formulações utilizam matérias-primas de alta qualidade, resistentes e oferecem resultados de alta performance aos nossos clientes. 

Usamos a inovação e a tecnologia como base para desenvolver silicones industriais que possam ser usados independente das finalidades. Cada solução é pensada, pesquisada e desenvolvida por uma equipe de engenheiros, pesquisadores, técnicos e profissionais especializados na matéria-prima. 

Depois de muitas pesquisas, os silicones industriais são elaborados e, após passar por muitos testes e ensaios (químicos e físicos), são aprovados para chegar até o consumidor final. Comprovamos assim, que todos seguem um rigoroso padrão de qualidade em todas as etapas de fabricação. 

Sempre atendendo a solicitação dos nossos clientes e parceiros, respeitando os limites de cada fórmula e seguindo todas as normas e regulamentações do setor. 

A STC Silicones detém toda a expertise e experiência necessárias para a formulação de diversos compostos de silicones, levando para empresas de diferentes setores produtos resilientes, resistentes, flexíveis e de alto desempenho.

Clique aqui e conheça as soluções em silicone industrial fornecidas pela STC. 

Os silicones industriais possuem uma ampla gama de aplicações para as indústrias que acabam se tornando as soluções ideais para grande parte delas. Por isso, é fundamental contar com uma empresa especializada e experiente, como a STC, na hora de escolher as matérias-primas para servir como base dos produtos.Acesse agora mesmo o nosso site e conheça essa e outras soluções que oferecemos para você impulsionar a inovação na sua empresa!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter