Saiba o que é Hot Stamping e como utilizá-lo

o que é hot stamping

Você sabe o que é Hot Stamping? Diante de tantos equipamentos de tipografia e impressão, é difícil saber sobre todos ou seus detalhes. 

Hot Stamping é uma forma de impressão que traz o efeito metalizado para a superfície onde está sendo aplicada. Você já deve ter visto este estilo em alguns lugares, como convites de casamento, festas de quinze anos, álbuns de foto, rótulos de shampoo, entre outros.

Ele é muito utilizado para destacar a marca e trazer uma personalidade única, principalmente para o mercado, que está cada vez mais competitivo, pois seu efeito em relevo e metalizado apresenta um ar mais sofisticado. Ele agrega mais qualidade e valor ao produto, atraindo a atenção dos consumidores.

Nesse artigo vamos contar sobre como ele surgiu, quais são as técnicas de aplicação, onde ele é utilizado e fabricado! Continue lendo para descobrir tudo sobre Hot Stamping.

O que é Hot Stamping

Hot Stamping é um estilo de impressão com um efeito metalizado que pode ser utilizado em diversos materiais. Ele exige uma técnica diferente, onde os objetos são posicionados abaixo da impressora, sendo pressionados por uma chapa quente, fazendo a fita metálica se desprender da impressora, aderindo à superfície e deixando a tinta seca do objeto utilizado para a impressão. 

No fim, essa técnica também deixa o material com marcas de alto e baixo-relevo, devido à camada metálica aquecida, trazendo mais textura para o produto.

Sua tecnologia pode ser tradicional, mas é extremamente versátil, por esse motivo ela é utilizada para imprimir a tipografia de diversos produtos. Sem contar que suas fitas apresentam uma grande variedade de cores, todas com aquele brilho que atrairá o olhar do consumidor.

Essa técnica também pode ser aplicada com fitas holográficas, trazendo um efeito mais futurista ou até mesmo perolado para fornecer mais sofisticação e relembrar as embalagens clássicas.

Por isso, é muito importante ter o melhor material para fabricar este estilo de impressão. Com isso em mente, a STC oferece os melhores compostos de silicone para manter sua impressão padronizada e com uma qualidade excelente.

Como o Hot Stamping surgiu?

O Hot Stamping foi criado no século XIX, atraindo o olhar de muitos comerciantes, vendedores e empresários, pois era  uma das primeiras técnicas não poluentes e que trazia uma diversidade maior não só de cores, mas de materiais onde a técnica poderia ser aplicada.

No início de suas impressões, o material utilizado para decorar as tipografias eram folhas de ouro! Como a impressão era realizada com uma camada fina, normalmente, sua aplicação se dava em joias, estátuas, molduras e livros mais renomados.

O Hot Stamping chegou no Brasil na década de 60 por meio do Sr. Poljokan. Em sua viagem para a Inglaterra em 1968 ele conheceu uma fábrica de fitas metalizadas aplicadas em chapa quente. 

Então, no mesmo ano, ele começou a reproduzir essa técnica através do ICLA (Intercâmbio Comercial Latino Americano). Seu primeiro projeto reconhecido e de grande porte foi a utilização do Hot Stamping em cor dourada para gravar capas de uma coleção lançada pela Editora ABRIL.

Benefícios do Hot Stamping

Agora que já sabemos como o Hot Stamping funciona e como ele surgiu, vamos para a pergunta que não quer calar: “O que essa técnica vai agregar para a minha empresa?”

Podemos responder essa questão com um exemplo simples, por exemplo: quando você vai ao supermercado quais produtos costumam chamar sua atenção? Aqueles com embalagens coloridas e com designes diferenciados, certo? Ou seja, com certeza você se lembrará do produto que mais chamou sua atenção na próxima compra.

Diferenciação diante da concorrência 

o Hot Stamping ajuda a garantir uma boa primeira impressão para o cliente, sendo atrativo através de sua letra, cor, desenho e funcionalidade. Aumentando a possibilidade de criar uma fidelização com o cliente, agregando valor não só para a marca, mas também para o número de vendas.

Assim, a marca consegue se destacar e ganhar reconhecimento no mercado, aumentando seu status, tornando-se mais popular para o público. Por isso, é comum que itens em destaque utilizem a técnica de Hot Stamping.

Traz diversas possibilidades

Ao utilizar o Hot Stamping você possui liberdade para testar e criar diferentes padrões, formatos e texturas. Além disso, hoje em dia pode ser utilizado uma infinidade de cores para realizar a tipografia, pois as fitas metálicas são feitas de alumínio e estanho, podendo ser combinadas com qualquer camada de cor.

Previne falsificação

O Hot Stamping também é muito útil para evitar a falsificação do seu produto. Pois, ele funciona tanto para destacar o produto a partir da estética quanto para colocar datas de validade, informações sobre a fabricação e número dos lotes das embalagens em geral.

Sendo assim, como é uma impressão que exige mais técnicas e detalhes é difícil de ser falsificada, além de serem extremamente duráveis.

Para garantir todos esses benefícios é preciso assegurar que a sua empresa tenha os melhores compostos para a fabricação do Hot Stamping. A STC está há 19 anos no mercado fornecendo a melhor matéria-prima para a sua marca, veja mais detalhes em nosso site.

Onde o Hot Stamping pode ser utilizado?

O Hot Stamping é extremamente versátil e pode ser utilizado em várias superfícies, como papel de gramatura alta, plástico, madeira, entre outros. Para te ajudar trouxemos alguns exemplos de sua aplicação:

Convites personalizados

Quando se fala sobre convites personalizados não tem como esquecer do Hot Stamping, ele é a técnica mais utilizada para a fabricação de convites de casamento, festa de quinze anos, formatura e diversas outras cerimônias. Pois, traz um toque mais elegante para essas datas especiais.

Cartões de visita

Normalmente, não costumamos guardar cartões de visita. Por isso, é necessário que seu design seja diferenciado para o cliente guardá-lo e relembrá-lo quando for preciso. Para isso, pode ser utilizado o Hot Stamping que transforma um simples cartão em um pequeno presente.

Os cartões, em geral, ganham mais importância com esse estilo de impressão, pois ficam mais sofisticados e especiais.

Trabalhos acadêmicos e diplomas

Imagem: Online Print

Para destacar a capa dura e as lombadas da sua monografia, tese, entre outros, o Hot Stamping é a melhor escolha. Normalmente, são realizados com fitas douradas ou prateadas.

Além de ser um tipo de impressão muito utilizado para diplomas e certificados de conclusão de curso, sendo o estilo ideal para colocá-lo na sua parede ou em um mural de conquistas.

Embalagens em geral

Como dissemos durante esse artigo, as embalagens ganham muito mais destaque quando possuem tipografia metalizada e relevo, deixando sua marca mais valorizada.

Em quais áreas da indústria o Hot Stamping é aplicado?

A máquina de Hot Stamping pode ser tanto automática quanto manual, variando conforme o produto e setor industrial que será aplicado. Ele é utilizado em diversas áreas da indústria como:

  • Aplicação em plásticos: como embalagens de cosméticos, de alimento, produtos farmacêuticos, entre outros.
  • Aplicação em madeira: detalhes em mesas, bancos, balcões, armários e diversos outros móveis.
  • Aplicação têxtil: fabricação de toalhas de mesa com detalhes metálicos e roupas em geral.
  • Aplicação em couro ou sintético: há uma variedade de bolsas, sapatos, roupas que utilizam a técnica de Hot Stamping no couro.
  • Aplicação em placas de veículos: sendo comum de ver, as placas possuem um efeito metálico com alto-relevo.
  • Gráfica plana: ideais para cartões de visita, livros, cartazes folhetos.
  • Gráfica rotativa: ideais para materiais de grande tiragem, como jornais e revistas

Para garantir uma impressão de qualidade é necessário ter um bom composto de silicone para revestir o cilindro do Hot Stamping. Pois, como ele é um equipamento tipográfico que trabalha com a impressão de clichês através de metais e altas temperaturas, é essencial um revestimento silicone que suporte altos picos de temperatura para melhorar o desempenho e a durabilidade dos equipamentos.

O melhor composto para o seu Hot Stamping está aqui na STC

Aqui na STC nós fornecemos e criamos os melhores compostos de silicone, não só para o Brasil, mas também para o mundo. Garantimos qualidade e maior durabilidade para a produção do seu produto.

Estamos sempre inovando através de tecnologia de ponta e diversos parceiros, como a UFABC (Universidade Federal do ABC). Assim, conquistamos cada vez mais espaço no mercado e levamos as melhores soluções de silicone até você.

Sabemos que o mercado de Hot Stamping está em alta. Esse estilo de impressão é muito importante para a tipografia e faz com que sua marca se destaque entre os consumidores.

Por isso, temos compostos excelentes para esse seguimento. A borracha de silicone da STC para aplicações em revestimentos de cilindros de Hot Stamping é resistente a diversos gases, sendo também antiaderente, além de aguentar altos picos de temperatura.

Caso precise de um composto específico, nós temos uma equipe de engenheiros disposta a te ajudar em todas as etapas de criação do produto, desde o desenvolvimento da base, cores e Shore, atendendo todas as suas necessidades, visando formular melhor composto para revestir seus cilindros.

A STC possuí tudo que você precisa para alavancar os produtos da sua empresa. Entre em contato conosco e tenha os melhores compostos de silicone para colocar no Hot Stamping.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter