Polímeros: tudo o que você precisa saber sobre eles

Polímeros: tudo o que você precisa saber sobre eles

Você, sem dúvidas, possui algum item fabricado com polímeros. Eles estão presentes em todo lugar, desde indústrias, casas e até mesmo nos alimentos. São compostos extremamente versáteis, por isso, essa abrangência de aplicações.

Um exemplo disso são os silicones, polímeros de alto desempenho e que podem ser utilizados em diversos segmentos do mercado como alimentício, transmissão e distribuição de energia, indústria e muito mais!

Se você quer conhecer melhor sobre ele, seus tipos e aplicações, continue acompanhando este conteúdo! Nele você vai encontrar tudo isso e muito mais, incluindo onde encontrar polímero de alto desempenho. 

O que são polímeros?

Os polímeros podem ser definidos como macromoléculas ou, em outras palavras, grandes moléculas produzidas pela ligação química de diversos blocos de monômeros. A palavra polímero tem origem grega, onde poli significa “muitas” e meros, “partes”. Ou seja, um polímero é um conjunto de moléculas de muitas partes. 

Essas moléculas, quando integradas, apresentam algumas características importantes como alta resistência, elasticidade e flexibilidade. 

Para ficar mais claro, pense neles como uma teia. As linhas que formam o polímero são as linhas da teia, ou os monômeros. Eles podem ser simples, com um, dois ou três átomos, ou mais complexos, formando linhas mais robustas, com doze ou mais átomos. 

Na sua forma natural, os elos que estão presentes no conjunto são diferentes. Mas, quando é formulado de maneira artificial, cada um dos elos da teia se torna exatamente igual. 

Como os polímeros são formados?

Existem duas bases de formação. Os orgânicos são aqueles formados por moléculas naturais, como proteínas, borracha, amido, celulose, glicogênio, entre outros. 

Já os artificiais, chamados também de sintéticos, são formados em laboratórios com o objetivo de imitar os polímeros naturais e assim, formar materiais utilizados como base para desenvolver novas aplicações, como, por exemplo, policloreto de vinila, polipropileno e polietileno. 

Tipos de reações químicas utilizadas na polimerização

O processo de formação dos polímeros é chamado de polimerização. Ele consiste em utilizar a pressão e temperatura adequadas para que as moléculas realizem uma ligação química covalente para originar a cadeia molecular dos polímeros. 

Esse processo pode ser dividido em dois formatos: 

  • Adição: nesse caso, os polímeros se forma pela soma de monômeros idênticos. Para que isso aconteça é preciso que hajam insaturações e, sequencialmente, elas possam ser rompidas para que outros componentes possam ser adicionados, aumentando a sequência de polímeros. 
  • Condensação: ao contrário da adição, os polímeros de condensação não necessitam que os monômeros sejam insaturados. Mas, é importante se certificar de que seu grupo funcional seja repetido, por pelo menos, duas vezes. 

Para que o processo de formulação tenha sucesso é necessário utilizar uma máquina para diminuir a energia de ativação, um catalisador. 

Quais os tipos de polímeros existentes?

Existem, basicamente, quatro tipos de polímeros. Eles são classificados conforme suas propriedades mecânicas. Confira abaixo quais são e quais suas características:

Termoplásticos:

São considerados termoplásticos, aqueles polímeros que permitem a fusão por aquecimento e, a solidificação por resfriamento. Dessa forma, é possível tratar e modelar o polímero diversas vezes, contanto que seja reaquecido. 

Sua principal característica é a maleabilidade, por isso, são muito utilizados na fabricação de fibras, embalagens e filmes. 

Termofixos ou termorrígidos:

Os termofixos, conhecidos também como termorrígidos, são aqueles que por conta do aquecimento acabam assumindo uma estrutura tridimensional. Assim, se tornam insolúvel ou infusível. 

Por conta disso, esse tipo de polímero não consegue voltar a sua formação original, dando origem a peças mais duráveis e rígidas, como é o caso das peças automotivas. 

Tanto os termoplásticos quanto os termorrígidos, fazem parte do nosso dia a dia, como as garrafas de águas, embalagens de alimentos, vestuários, entre outros. 

Elastômeros: 

Os polímeros elastômeros são aqueles que apresentam propriedades elásticas. Essas propriedades são obtidas através do processo de reticulação e confere ao polímero grande resistência e as deformações de ruptura.

Os polímeros elastômeros são formulados com base na borracha natural ou sintética, dependendo do destino de aplicação. 

Um bom exemplo desse polímero é o silicone composto, desenvolvido aqui na STC, que confere propriedades únicas e inovadoras para a customização da matéria-prima que serve de base para criar novos produtos como formas de silicone, squeezes, espátulas, fios e cabos, tubos, e muito mais.  

Polímeros biodegradáveis:

Sim, existem polímeros biodegradáveis. Eles são resultados da ação de organismos vivos e, também, de enzimas que se deterioram em água, dióxido de carbono e biomassa. Existem duas classes de polímeros biodegradáveis, os naturais e os sintéticos, derivados de diferentes fontes, como as renováveis de origem vegetal, o caso da celulose, batata e milho. 

Esse tipo de polímero pode ainda ser sintetizados por bactérias, ou derivados de fonte animal, como proteína, quitosana e quitina. Vale destacar também uma outra fonte em que se pode obter o polímero biodegradável e que é bem conhecido, o petróleo. 

Com tanta versatilidade de fonte, o biodegradável pode ser utilizado na fabricação de embalagens alimentícias, produtos de consumo e agrícolas, além de sacolas. 

Qual o papel dos polímeros na indústria?

Os polímeros têm um papel fundamental na indústria, servindo como matéria-prima para diversas soluções e indústrias. Isso diz muito a respeito de suas características químicas, os polímeros são compostos extremamente versáteis. 

Com o avanço da tecnologia, a indústria vem ganhando cada vez mais espaço e opções de atuação. Afinal, os polímeros são essenciais para a manutenção do estilo de vida atual. Não é por menos que eles são utilizados na indústria plástica, têxtil, saúde, distribuição e transmissão de energia e muitas outras. 

Isso tudo porque esses compostos permitem o desenvolvimento de novos produtos e com propriedades quimicamente inovadoras. Um exemplo disso é o silicone, desenvolvido com polímeros e que pode ser usado em inúmeros segmentos.

Sendo assim, podemos dizer que o papel dos deles na indústria é servir como base para novas soluções inovadoras, que acompanham o avanço tecnológico e as necessidades da sociedade. 

Onde encontrar polímeros de alto desempenho?

Agora que você já conhece bem os polímeros, suas classificações e características, provavelmente deve estar em busca do ideal para sua indústria. Aqui na STC você encontra!

Com vasta experiência no mercado, a STC leva até você um dos polímeros mais versáteis e flexíveis: o silicone. Ele possui maior desempenho quando comparado com outros polímeros.

Ele apresenta uma excelente capacidade de difusão aliada à resistência a temperaturas extremas, radiações UV e, também, IV. Vale destacar que o silicone é altamente resistente aos diversos tipos de agentes externos. 

Mas, não é só isso! 

As soluções desenvolvidas pela STC são capazes de reduzir, significativamente, os custos operacionais da sua empresa. Isso porque, quando você conta com a nossa empresa, consegue ter mais tempo para focar em seu negócio e dar mais atenção para os processos que realmente merecem esforço. 

A STC Silicones conta com laboratório próprio e uma equipe de pesquisa bem experiente para desenvolver soluções personalizadas em silicone para sua empresa! Com a STC você garante matéria-prima de qualidade, customizada para sua necessidade e com garantia de excelência e muita inovação.

Entre em contato agora mesmo e conheça!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter