Automotivo e Transporte

Requerimentos específicos das montadoras e de seus fornecedores de sistemas têm feito dos elastômeros de silicone uma matéria-prima indispensável na fabricação de componentes automotivos.

As principais razões para o uso das borrachas de silicone em aplicações automotivas são numerosas:

  • Resistência às altas temperaturas, flexibilidade em temperaturas muito baixas, resistência a óleos e produtos químicos permitem seu uso no motor e áreas próximas a ele.
  • Propriedades requeridas por longos períodos, como flexibilidade e baixa deformação à compressão e excelente absorção de vibração fazem da borracha de silicone a escolha perfeita para gaxetas, selos, selos autolubrificantes, juntas, foles, perfis, coxins, entre outros.
  • Elevada rigidez dielétrica e resistência superficial, excelente hidrofobicidade e resistência ao ozônio são requeridas em instalações elétricas para veículos automotores como aplicações em fios e cabos, capas de vela e encapsulamento de componentes eletrônicos.
  • Qualquer aplicação relacionada ao corpo do carro é sujeita a maioria dos requerimentos mencionados anteriormente. Estabilidade à radiação ultravioleta (UV) é outro requerimento predominante para peças usadas nessas aplicações. Os elastômeros de silicone possuem naturalmente essa propriedade.

Produtos

Fios e cabos:

  • Alta rigidez dielétrica, resistência ao ozônio, resistência a altas e baixas temperaturas, baixa velocidade de propagação de chama, alta hidrofobicidade, resistência a óleos, flexibilidade em baixas temperaturas e longo período de vida útil.

Tubos para chicotes elétricos:

  • Alta rigidez dielétrica, resistência ao ozônio, resistência a altas e baixas temperaturas, alta hidrofobicidade, resistência a óleos automotivos, flexibilidade em baixas temperaturas e longo período de vida útil.

Selos e Selos autolubrificantes (Weather Packs):

  • Resistência mecânica, baixa a deformação permanente e alta hidrofobicidade, em alguns casos existe a necessidade de autolubrificação para facilitar a montagem e desmontagem e para melhor a hidrofobicidade.

Juntas de vedação e Retentores:

  • Boa resistência a óleos automotivos, baixíssima deformação permanente e excelente resistência ao envelhecimento térmico.
LINHA Características PRODUTO DUREZA (Shore A) ASPECTO E COR RESISTÊNCIA À RUPTURA (Mpa) ALONGAMENTO À RUPTURA (%) RESISTÊNCIA AO RASGAMENTO (N/mm2) DENSIDADE (g/cm3) RIGIDEZ DIELÉTRICA kV/mm PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO APLICAÇÃO
AT111 Capa de Vela de Ignição Especialmente desenhada para a produção de capas de velas automotivas a linha STC AT111 apresenta: Resistência ao calor flexibilidade a frio resistência a óleos e combustiveis ignição sem falhas fácil processamento excelente isolação elétrica. AT11101/50 50 Preta 7 450 30 1,20 23 Moldagem por compressão, transferência e injeção. Pós-cura não necessária Alta estabilidade ao envelhecimento térmico mantendo sua flexibilidade e pouca variação de dureza mesmo em altas temperaturas de serviço (225°C). Boa estabilidade ao envelhecimento térmico. Temperatura de serviço 175°C. Excelente custo benefício. (Reposição). Boa estabilidade ao envelhecimento térmico. Elevadas propriedades mecânicas e alta flexibilidade. Indicada para montagens com maior interferência onde um maior esforço mecânico é requerido.
AT11102/50 50 Preta 7 550 30 1,28 23
AT11103/60 50 Preta 9,5 650 30 1,16 23
** Esta tabela contem valores típicos encontrados nos produtos. Não utilizar como especificações. Para maiores informações entrar em contato com nossos representantes. ***A informação apresentada neste boletim de produto são dadas de boa fé e representam o estado atual de nosso conhecimento, porém, não devem ser utilizadas em substituição a testes do cliente para garantir que este produto é adequado e seguro para a aplicação específica desejada já que os métodos e condições de utilização de nossos produtos pelos usuários estão além de nosso controle. Portanto, o uso deste produto é de inteira responsabilidade do usuário e a STC não se responsabiliza por quaisquer perdas incorridas do mal uso deste produto.